Cinco fatos que você precisa saber antes de iniciar um plano de prevenção a perdas

Prevenir perdas é fundamental para o bom andamento de um negócio. Independente do porte do varejista, definir uma estratégia para evitá-las é crucial. Mas se você vai começar do zero, o que é necessário saber antes de iniciar um plano de prevenção a perdas? Vamos a alguns pontos:

  1. Cheque os números de seu setor:
    Há no mercado uma série de pesquisas com dados sobre perdas, divididas por segmentos. Esses índices ajudam a ter um panorama geral e apontam quais são as perdas mais comuns para cada tipo de negócio. Isso certamente vai ajudar a nortear uma estratégia. A última pesquisa da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) sobre perdas está aqui:
  2. Veja o que a concorrência está fazendo:
    Quando você circula pelas lojas de concorrentes, nota que eles utilizam um sistema antifurto? Os produtos estão protegidos por etiquetas ou cadeados eletrônicos? Isso pode acender uma luz de alerta: se seu concorrente enfrenta problemas com determinados produtos, muito provavelmente esses mesmos produtos podem  ser (ou são) também um problema para você.
  3. Defina papéis e metas:
    Se for possível, desloque uma pessoa ou um time para estruturar o plano de prevenção a perdas. Ter alguém à frente de um projeto como esses pode trazer resultados muito interessantes, uma vez que um time focado é capaz de acompanhar, mensurar e planificar melhor um plano de ação eficaz.
  4. Prevenir perdas é um trabalho constante:
    É importante saber que o processo de prevenção a perdas não é apenas ocasional. Para realmente funcionar, a prevenção a perdas deve ser constante. Relatórios, reuniões, avaliações de metas, tudo isso precisa ser sempre revisitado periodicamente.
  5. Prevenir perdas é decisivo para a sua lucratividade:
    Menos perdas é sinônimo de mais lucro. Ao definir um plano de ação para prevenir perdas, considere o quanto diminuir prejuízos vai impactar no lucro do seu negócio no fim do mês.

E você, já estruturou um plano de prevenção a perdas para seu negócio?

Leia também:

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *