Como treinar minha equipe para um plano eficaz de prevenção a perdas?

Você estruturou um planejamento para prevenção a perdas, investiu num sistema de segurança para seu negócio, mas ainda não sabe como orientar seu time para colaborar com o processo? Separamos algumas dicas rápidas para que você possa engajar equipes diversas no objetivo de evitar prejuízos para seu estabelecimento:

  • É importante estabelecer metas para cada equipe envolvida no processo. O time que cuida do estoque terá, assim, metas distintas do time de vendas ou do time de frente de caixa. Para cada setor, é vital definir objetivos específicos e monitorá-los.
  • Equipes precisam ser treinadas e cada treinamento também varia com a área de operação daquele time. Os treinamentos precisam ser periódicos e devem ser revistos à medida que as metas estejam sendo atingidas ou não.
  • Compartilhe resultados. Os funcionários precisam entender onde os problemas estão acontecendo, de que forma eles estão sendo evitados e, quando metas são atingidas, precisam ter ciência desses números. Times engajados demando lideres engajados.
  • Se sua empresa conta com uma área dedicada à prevenção a perdas, esse setor precisa, junto ao RH, traçar o plano de envolvimento das demais áreas na conquista das metas gerais. Caso não haja uma área dedicada, os lideres de cada time podem, juntos, definir e quantificar essas metas, assim como acompanhá-las.
  • Premie os funcionários engajados. Se há dentro dos times, funcionários mais envolvidos, o bom exemplo deve ser compartilhado. A ideia não é gerar competição, mas sim motivar e envolver os demais colaboradores na conquista de metas.

Prevenir perdas demanda esforços de toda a hierarquia de um negócio. Sistema de proteção eletrônico de mercadorias funcionam de maneira muito mais eficaz quando os times envolvidos estão engajados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *