O layout da sua loja pode impactar em perdas (ou não).

Na hora de montar ou organizar uma loja, o layout é uma das tarefas que mais demandam esforços. Normalmente, o foco fica voltado para que a disposição dos produtos chame a atenção dos consumidores, que a identidade visual da marca seja reforçada e que as vendas fluam da melhor maneira possível. Mas alguém aí lembrou do quesito prevenção a perdas neste cenário? Vamos aos fatos:

A maioria dos lojistas tem sim uma preocupação com produtos de alto risco – aqueles que costumam ser mais visados quando o assunto é furto. Esse produtos ganham uma atenção especial e são posicionados em locais específicos e na maior parte dos casos protegidos por alguma forma dos famigerados furtos.

Mas e os pontos cegos? E as hot zones? Essas são duas expressões que ainda podem passar batidas pelos varejistas. Pontos cegos são locais com visualização prejudicada dentro de um estabelecimento: uma gôndola atrás de uma coluna, por exemplo. Os pontos cegos podem facilitar perdas – desde quebras físicas de produtos até furtos ou avarias.

Já as hot zones são as áreas das lojas que mais concentram visitantes. Também é aqui que mais problemas podem acontecer, já que uma maior circulação de pessoas pode favorecer avarias de mercadorias e tornar furtos mais fáceis de serem praticados.

Por isso, a adoção de algumas medidas simples já pode impactar positivamente na prevenção a perdas:

– Atenção aos pontos cegos. Evitar posicionar prateleiras e gôndolas atrás de colunas ou locais de difícil acesso.  Se for inevitável aproveitar esses espaços, adotar câmeras de segurança e proteger os produtos com etiquetas ou cases antifurto podem minimizar consideravelmente os riscos. (No caso dos cases, além evitar furtos também protege o produto de avarias).

– Atenção às hot zones. Áreas com maior fluxo de pessoas precisam ser monitoradas com mais cuidado. Desloque equipes para que a área permaneça coberta. Para identificar as hot zones da sua loja, contadores de fluxo aliados a softwares disponíveis no mercado podem gerar dados valiosos sobre o tema. Aqui vale o mesmo para câmeras de segurança e proteção eletrônica de mercadorias.

– Mantenha reportes sobre perdas. Esses reportes são fundamentais para mostrar de que maneira um layout mal pensado pode estar impactando seu negócio. Os erros do passado são cruciais para prevenções futuras.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *