A importância do planejamento para a prevenção de perdas

Prevenir perdas é sempre um desafio, não importa o segmento ou o porte de seu negócio. Se seu lucro, de alguma maneira, está sendo impactado por algum tipo de perda, evitá-la torna-se prioridade e ter a estratégia e os recursos certos para isso é questão fundamental. E, pôde-se dizer com segurança: o planejamento é o melhor alicerce para consolidação de um método eficiente para prevenção de perdas.

Como começar meu planejamento para prevenir perdas?

O início do ano é uma época propícia para começar planejamentos. Se houver reportes e/ou outros documentos relacionados a perdas de períodos anteriores, reúna todas as informações disponíveis e tente desenhar um cenário claro de onde e como os problemas estão ocorrendo. Saber esses pontos é muito importante na hora de definir metas e delegar responsabilidades.

Estabelecer metas e acompanhá-las realmente funciona.

O seu negócio pode ou não contar com um gestor dedicado a prevenir perdas, mas uma coisa é fato: diminui-las é tarefa de todos. Estabeleça metas razoáveis (por exemplo: reduzir em 10% o número de quebras de estoque adotando tal procedimento em determinado período). Revise essas metas periodicamente e veja se elas estão sendo atingidas, o que pode estar auxiliando ou dificultando o processo e premie, na medida do possível, um maior engajamento por parte de uma equipe.

Revise seus sistemas de segurança e considere atualizá-los.

Se um problema frequente em seu negócio são os furtos externos, talvez seja a hora de revisitar seu sistema de segurança. O segmento de proteção eletrônica de mercadorias evoluiu muito nos últimos tempos e fazer um upgrade pode resultar em índices de perdas bem menores ou, quem sabe, até mesmo nulos. Cheque os novos lançamentos em segurança e inclua novos investimentos em seu orçamento anual.

Estude possíveis mudanças em processos e efetive as que julgar necessárias.

Às vezes uma simples alteração de layout de loja, uma mudança de display, uma troca de fornecedor ou a adoção de alguma medida simples já é capaz de impactar positivamente seu negócio e diminuir perdas. Pontue algumas dessas mudanças e coloque-as em curso ao longo do ano. Depois revise-as e veja quais foram as mais efetivas no fim do período.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *