Frente de caixa: reduzindo perdas e otimizando processos

Frente de Caixa ou Checkout é o local onde efetivamente se concretiza uma compra e onde o lucro do varejista de fato acontece. Em contrapartida, é também a área mais suscetível a perdas dentro de uma loja, especialmente àquelas relacionadas a furtos internos ou externos e a quebras de estoque.

A frente de caixa é um ponto sensível e merece auditoria constante dentro da área de prevenção a perdas. Entre os problemas que podem acontecer estão:

Erros envolvendo mercadorias x estoque

Desistência de mercadorias, violações não computadas (como embalagens de alimentos abertas que não foram registradas no momento da compra) e quantidade errada de itens registrados são algumas das questões que impactam diretamente o lucro e que podem gerar perdas que serão sequer identificadas.

Furtos internos e fraudes

Operadores de caixa mal intencionados podem fazer uso de sua posição para cometer fraudes que vão desde simplesmente não computar um item até permitir o registro de mercadorias com código de barras trocado.

Furtos externos

Aqui entram uma série de estratégias que culminam na saída de um produto da loja sem seu devido pagamento.

Medidas preventivas e soluções:

Tecnologia contra furtos

Os sistemas de proteção eletrônica de mercadorias são hoje o que há de mais moderno e costumam ter alta eficiência na frente de caixa. Englobam a utilização de etiquetas antifurto acopladas ou coladas a produtos (especialmente aos de alto risco) e funcionam em conjunto com as antenas antifurto (totens instalados na saída das lojas ou/e checkout de caixas e que emitem sinais visuais e sonoros caso um item etiquetado seja levado sem ser computado e pago).

Treinamento constante de funcionários

O treinamento de equipes é parte vital no processo de prevenção a perdas. Um funcionário capacitado está apto a notar comportamentos suspeitos e fraudes, como notas de dinheiro falsas, por exemplo.

Auditoria

A auditoria na frente de caixa aponta uma série de questões e deve ser realizada periodicamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *