[Artigo] O papel da conferência de mercadorias e seu impacto na prevenção a perdas para seu negócio

Por Lúcia Milleth
Consultora de Prevenção a Perdas na Mauser Security

Prevenção a Perdas é muito mais do que trabalhar o furto externo, é criar estratégias em todas as frentes e áreas de uma empresa visando diminuir os riscos e ineficácia dos processos. É buscar eliminar os agentes que diminuem os lucros. Prevenção a Perdas trabalha PESSOAS, PROCESSOS E TECNOLOGIA.

Neste artigo falaremos um pouco do processo de conferência no recebimento de mercadorias.

A escolha de fornecedores é uma das etapas mais importantes para um negócio trilhar um caminho de sucesso. Isso pode ser observado durante o processo de recebimento de mercadorias.

Caso você ainda não tenha um processo de recebimento de mercadorias definido e adequado para a sua empresa, perceba que pode estar perdendo muitos recursos nesse momento. Aproveite para aprender a executar essa tarefa ou eliminar problemas existentes:

  • Identificação das mercadorias por meio de notas de entrega, material físico e o pedido realizado.
  • Remanejamento e/ou separação das mercadorias. Esse momento serve para organizar a mercadoria e também inspecioná-la, caso a entrega tenha sido fracionada e não única.

A conferência cega permite que você tenha a certeza de que a quantidade de itens da nota fiscal está de acordo com o que foi recebido fisicamente.

O conferente que recebe a mercadoria deve digitar a quantidade de itens que está recebendo e, se der divergências, tal divergência deverá passar por uma liberação de inconsistências permitindo ao responsável tomar a decisão de acatar ou devolver a mercadoria. Somente se liberado ou se consistente o armazenamento da mercadoria será realizado.

Como o próprio nome diz, esta conferência é “cega”, isso por que o conferente não sabe do conteúdo das notas fiscais, sendo obrigado a realmente contar todos os itens que estão sendo entregues. Como principais benefícios desse processo temos:

  • Aumento da veracidade do estoque, ou seja, da consistência entre o saldo informado pelo sistema e o saldo físico.
  • Diminuição das perdas identificadas nos inventários.
  • Bloqueio de manobras dos fornecedores para “empurrar” outro tipo de produto no lugar do que foi pedido.

O recebimento de mercadorias é um processo trabalhoso e complexo. Envolve questões físicas, espaço, tempo e toda a responsabilidade fiscal sobre a mercadoria, além de influenciar nas vendas e pagamentos dentro do prazo.

Para lojas virtuais que trabalham com uma grande variedade de produtos e mantém relacionamento comercial com diversos fornecedores, o controle no processo de recebimento de mercadorias deve ser preciso e rigoroso. Afinal, mercadorias vindas de localidades diferentes necessitam de cuidados diversos.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *