Por que conhecer as hot zones de seu negócio é fundamental para a prevenção de perdas

Toda loja, por menor que seja, tem aquela área que é mais atraente para o público. Hot Zones, ou as áreas quentes, em tradução livre, são justamente esses espaços onde há maior circulação de pessoas e onde, possivelmente, estão expostos os produtos que podem gerar mais vendas e, consequentemente, mais lucro para o varejista.

Monitorar essas “regiões” dentro dos estabelecimentos é crucial para uma série de tomadas de decisões estratégicas, inclusive as que envolvem procedimentos que podem diminuir a incidência de perdas – desde quebras até furtos. Mas como mapear as hot zones e utilizar esses dados a favor dos lucros? A Mauser explica:

Invista em uma solução específica para mapeamento de hot zones

As hot zones podem parecer óbvias de serem apontadas somente por observação de comportamento do cliente, mas nem tudo acaba sendo o que parece. Há hoje no mercado soluções específicas que conseguem gerar “mapas térmicos”, ou seja, capturar onde há maior concentração de pessoas dentro de um espaço por meio da variação de temperatura.

Este tipo de programa – que normalmente também funciona em conjunto com um contador de fluxo – consegue obter, mensurar e cruzar dados que são fundamentais para uma série de decisões, como escolha do layout, mix de produtos oferecidos, maior potencial de vendas ou de perdas e direcionamento de campanhas de marketing.

A Mauser conta com a solução APL, que une dispositivos discretos a um software completo. Através de uma câmera com lente “fisheye”, a APL indica quais são as hot zones e o software cruza dados, sendo capaz de prover um panorama rico em informações valiosas.

Cuide de suas hot zones com atenção

Uma vez identificadas, as hot zones devem ganhar a atenção máxima do lojista. São nelas em que pode haver um maior potencial de vendas e também onde problemas podem ocorrer com maior frequência. Dê atenção a essas áreas, tendo em vista que pode ser necessário um deslocamento de equipes, treinamento de funcionários, reposicionamento de produtos e layout e até um maior foco em segurança.

Hot Zone: mantenha as áreas “quentes” de sua loja seguras

Maior circulação de gente pode gerar imprevistos e até aumentar o potencial de perdas da sua loja. As hot zones merecem atenção redobrada em relação à segurança. Investir em soluções como circuito fechado de TV, etiquetas antifurto e cadeados eletrônicos podem ser alternativas valiosas para preservar seus itens e aumentar suas vendas.

 

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *