Furtos e danos a eletroeletrônicos: como o varejista pode prevenir este mal

O segmento de eletroeletrônicos é um dos mais movimentados dentro do varejo e, exatamente por isso, um dos setores com maior vulnerabilidade. Furtos e avarias em smartphones, tablets e notebooks, por exemplo, são o pesadelo de muitos lojistas, que temem amargar prejuízos que podem se tornar consideráveis e minar o lucro no fim do mês. A Mauser Security – uma das principais companhias brasileiras em segurança e aumento de lucratividade no varejo – dá algumas dicas para evitar estes males:

Confinar não é a melhor solução

Por muitos anos, diversos varejistas – dos pequenos às grandes redes – consideraram que confinar eletroeletrônicos em vitrines de vidro trancadas a sete chaves podia ser uma solução para prevenir furtos e danos. Mas viram que a prática não é tão eficiente. Além da perda de tempo útil que o vendedor tem ao ter de destravar e travar vitrines no processo da venda, ao retirar o item do confinamento e colocá-lo direto nas mãos do consumidor, o risco de problemas continuava acontecendo.

Tecnologia para vender mais e perder menos

A evolução da tecnologia no segmento de prevenção a perdas trouxe ao mercado os cadeados eletrônicos, que funcionam como displays acoplados aos produtos. Ao mesmo tempo em que os protegem de quedas e furtos (eles emitem sinais visuais e sonoros ao serem rompidos de alguma maneira), os cadeados podem funcionar energizados, permitindo uma degustação completa dos eletrônicos. Afinal, quem hoje em dia quer comprar um smartphone ou um mesmo um notebook sem antes vê-lo em ação?

Treinamento de equipes é de suma importância

Ter uma equipe de vendas focada em vender com certeza garantirá melhores resultados nos números no fim do mês. Treine seus times para focarem nas vendas e garanta que eles tenham a segurança necessária para expor os produtos, contando com recursos como o cadeado antifurto, mencionado no tópico acima.

Aprenda com os erros e não os repita

Todo varejista já sofreu com algum problema relativo a dano ou furto. Reportes são importantes para registrar quando e onde certos problemas aconteceram e auxiliam o gestor a adotar a melhor estratégia na hora de expor seus produtos. Aprender com os erros, como em todas as áreas, é muito importante para evitar questões futuras.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *