Como se organizar para fazer o inventário do seu negócio do jeito certo?

O varejista conhece a importância do inventário: além de ser o alicerce para um bom gerenciamento de estoque, ele é fundamental na gestão e prevenção a perdas. Mas será que o lojista brasileiro está investindo nesta prática – e, mais: fazendo o inventário da maneira correta?

Uma pesquisa recente conduzida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que somente 17% das empresas analisadas dentro da amostra realizavam inventários mensalmente. A maioria da amostra (36%) só recorre à prática uma vez ao ano.

Pensando em auxiliar o varejista a investir mais no inventário e fazê-lo cada vez melhor, a Mauser Security listou algumas dicas rápidas sobre o tema. Confira:

Prepare o inventário com antecedência

Organize como será feito o inventário do seu estabelecimento. Prepare a estratégia e treine a equipe que irá aplicá-lo para minimizar erros.

 Faça um Check List

Indique as áreas mais sensíveis a serem inventariadas e adote um check list para poder avaliá-las com mais segurança.

 Torne o inventário uma prática rotineira

Quanto mais você praticar, mais experiência você vai adquirir e, com isto, melhor vai ser a estratégia para realizar um inventário. Frequência é a chave não somente para uma boa gestão da loja, como também impacta positivamente na prevenção a perdas.

 Transforme dados do inventário em indicadores para prevenção de perdas

Ok, a relação perdas x inventários já está destacada. Mas é importante frisar que dados levantados  precisam ser analisados com cuidado e transformado em indicadores para prevenção a perdas. Levante e estude seus inventários de modo a descobrir pontos vulneráveis e trabalhar sobre eles.

 

 

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *