Perdas no setor de material de construção: o que pode ser feito para reduzi-las?

O setor de material de construção é um dos que apresentam alguns dos números mais expressivos do mercado. O boom registrado pela área nos últimos anos trouxe crescimento em vários sentidos, mas um deles, pelo menos, não tão positivo: as perdas em lojas de construção ainda crescem e impactam diretamente o lucro de pequenos, médios e grandes varejistas. Agora, em tempos de crise e desaceleração da economia, prevenir estes desperdícios pode ser crucial.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), o setor de construção civil registrou 1,72% em índice de perdas em 2014. Os maiores vilões deste cenário foram erros operacionais, com 26%, as quebras operacionais (22%) e os furtos internos (21%).

 

O que o setor de construção civil pode fazer para diminuir suas perdas e aumentar sua lucratividade?

A Mauser Security listou algumas dicas rápidas para ajudar na contenção do problema:

 

Foco no processo de recrutamento e treinamento de funcionários
Os números dizem por si só: se erros, quebras operacionais e furtos internos impactam tão negativamente o cenário de perdas, melhorar o time interno é essencial para reduzi-las e evitá-las.

 

Controle de processos mais eficiente
Controlar trocas e estoque, assim como auditoria de inventário, é fundamental para evitar confusões e prejuízos.

 

Investir num Circuito Interno de TV
Com uma medida como esta é possível resolver vários pontos: monitorar comportamento de clientes nas lojas, intimidar furtos, comprovar situações de quebras e até entender onde problemas específicos estão ocorrendo.

 

Incentivar a comunicação das perdas
Muita informação relevante pode ser perdida pelo simples fato de não ser comunicada. Encorajar os funcionários a reportarem problemas diversos deve ser um dos primeiros passos para mapear pontos-chave e partir para soluções.

 

Buscar novas tecnologias para prevenção de perdas
Há hoje no mercado uma gama variada de produtos relacionados à prevenção de perdas que podem e devem ser usados pelos varejistas. A tecnologia é uma das principais aliadas dos gestores e itens como Antenas e Etiquetas antifurto e cadeados eletrônicos, por exemplo, não só inibem os furtos como auxiliam na gestão de todo o estoque.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *